Igreja do Carmo em Angra dos Reis celebra a sua padroeira
Este ano, a festa de Nossa Senhora do Carmo voltou a ser realizada, presencialmente, com novena e missas na Igreja do Carmo em Angra dos Reis. No dia da festa,16 de julho, aconteceram quatro celebrações, sendo a última, às 19h, marcada com queima de fogos e distribuição de bolos aos fiéis. Tudo como muita cautela, devido aos cuidados de prevenção à saúde. Na porta da Igreja, os devotos foram recebidos com aferição de temperatura e álcool gel, além da orientação para manter o distanciamento.
“Por conta, dessa pandemia, não houve a tradicional procissão, mas o mais importante foram as celebrações com a participação do povo de Deus, que veio rezar, agradecer e renovar a sua fé, por meio de Maria, que nos aponta o seu filho Jesus”, explica frei Marcelo de Jesus O.Carm, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Nesses dez dias, de 7 a 16 de julho, a programação religiosa incluiu o santo terço, cânticos marianos, ladainha, com a participação de freis convidados de outras paróquias. A quermesse montada em frente à Igreja foi uma das atrações, além da venda de rifas, como forma de arrecadação.
A bonita festa foi organizada pelos Irmãos da Ordem Terceira do Carmo, tendo a frente a priora, Maria Daher, e contou com a participação das comunidades paroquial, dos mebros das Irmandades de São Benedito, Apostolado da Oração, da Santa Dulce dos Pobres, São Francisco e demais devotos. Os Freis carmelitas, Frei Marcelo de Jesus e o vigário agradecem pela presença e colaboração de todos pela realização da festa, em especial aos festeiros, a sra. Elza Elídio de 90 anos, e sua filha Célia e o genro Mauro Batista, que foram os padrinhos do andor da santa.
As homenagens à Nossa Senhora continuam na comunidade do Carmo
Nesta semana, de 20 a 22 de julho, a comunidade do Carmo convida para festa dos padroeiros: Santo Elias e Nossa Senhora do Carmo, que se realizará, na capela local, às 18h. A missa festiva será no domingo, dia 24, também às 18h. O tríduo tem como tema: “Maria e Elias: ajudai-nos a construir a Igreja de Cristo”. Participe!
Um pouco da história
A história da santa está ligada ao escapulário e o nome de Nossa Senhora do Carmo, teve sua origem no Monte do Carmelo, em Israel.
Conta a história que no Brasil, ainda no século do descobrimento, os Carmelitas chegaram primeiro em Olinda, Recife.Em Angra dos Reis os carmelitas se estabeleceram em 1593. Eles fundaram o Convento de Nossa Senhora do Carmo, trinta anos depois estava concluída a obra da atual igreja, que tem ao lado a Capela Irmãos da Ordem Terceira, e o Convento do Carmo. No Altar –Mor da igreja, está a bela imagem da santa Nossa Senhora do Monte do Carmo.
Da Redação Pascom: Dalizania Melo
Fotos: Lucas Dutra, Bruno Moreira e Edyr Affonso