Neste dia 1 de outubro, a Igreja celebrou o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – ou Teresa de Lisieux – padroeira dos missionários. Nascida em 1873, na França, era a caçula de 9 meninas, filha de São Luís e Santa Zélia Martin. Entrou para o carmelo com apenas 15 anos.
Quando Teresa ainda era criança sua mãe veio a falecer, e sua irmã mais velha, Paulina, passou a ter um papel materno em sua vida. Alguns anos se passaram e Paulina entrou para o carmelo, e isso a levou a uma grave enfermidade (estudiosos canônicos comparam com síndrome do pânico). Com tamanha devoção de sua família, rezando muito à Virgem Maria, colocaram uma imagem de Nossa Senhora em seu quarto e ao olhar para imagem, a menina viu um discreto sorriso da Santíssima: “Ela sorriu pra mim, estou feliz”
Com o passar dos anos suas irmãs foram seguindo caminhos religiosos e aos 14 anos sentiu a vocação de que queria entrar para o carmelo, mas, na época, a idade mínima era de 21 anos. O bispo negou sua entrada, e como ela sentia o chamado, o amor, ousou em ir a Roma para falar com o papa, que falou para pedir autorização com o bispo, o qual autorizou quando completasse 15 anos.
Teresa, agora carmelita, queria ser missionária, algo incompatível. Buscava sempre a santidade e descobriu que esse caminho seria pelo amor, que sua vocação era o amor, e descobriu um caminho para santidade, a Pequena Via para Deus. Conhecida por sua humildade, sua confiança e seu amor por Deus, Teresa faleceu aos 24 anos de tuberculose e, acamada, disse duas coisas que mostram sua fé: “Eu não morro, entro para vida”. E segundos antes de morrer, como sinal de seu amor incessante, disse: “Meu Deus, eu vos amo”.
Sua imagem é vista com o crucificado envolto com rosas, que significa a promessa que fez antes de morrer de tuberculose aos 24 anos “Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo”.
Missa Campal
Uma tenda foi montada na Praça em frente a Igreja Matriz Santa Teresinha em Seropédica, onde aconteceu na manhã do dia primeiro de outubro, a Missa festiva, presidida pelo padre Fábio de Melo Gonçalves. Confira as fotos da pascom da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus