Dando prosseguimento as celebrações da Semana Santa, nesta quarta-feira, 8 de abril, aconteceu a Missa dos Santos Óleos na Matriz da Paróquia Santíssima Trindade, localizada no bairro de Jacuecanga em Angra dos Reis. A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Itaguaí Dom José Ubiratan Lopes, que lamentou os últimos acontecimentos provocados pela pandemia, e por isso, é obrigado a realizar uma cerimônia bonita com as portas fechadas, impossibilitando a presença dos fiéis.
Dom Ubiratan explicou que pode a Missa dos Santos Óleos pode ser celebrada na noite da quarta-feira Santa, pois liturgicamente já é quinta, ou na Quinta-Feira Santa pela manhã. Na “Missa do Crisma” ou “Missa Crismal” se abençoam o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, daí ser também chamada “Missa dos Santos Óleos”. Renovam-se nela as promessas sacerdotais.
Em sua homilia, o bispo leu uma mensagem de São João Paulo II, na qual citava a unção das mãos dos sacerdotes que estão a frente das mais diversas igrejas pelo mundo e doam suas vidas no pastoreio dos fiéis. A mensagem também frisava onde tudo começou, que foi aos pés da cruz, quando Cristo deu sua vida pela humanidade, o sacrifício que hoje é o maior bem da igreja.
A tradicional Missa dos Santos Óleos, é onde os sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais e recebem os óleos que serão utilizados nas paróquias nas celebrações de Crisma que é uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo revelando que o cristão deve irradiar o bom perfume de Cristo. Recebem também o óleo dos Catecúmenos que são utilizados em crianças e adultos na preparação do Batismo, antes o rito da água e por último recebem o óleo da unção dos enfermos que significa a força do Espirito Santo de Deus para a provação da doença .
A celebração seria transmitida pelas redes sociais da Diocese de Itaguaí, mas, devido a problemas técnicos não pode ser realizada.
Fotos: Pascom Paróquia Santíssima Trindade
Redação: Conrrado