/
/
/
MONJAS CARMELITAS REZAM PELA 58ª ASSEMBLEIA GERAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Notícias da Igreja

MONJAS CARMELITAS REZAM PELA 58ª ASSEMBLEIA GERAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Comunidades Carmelitas do Brasil começaram a rezar pelo episcopado do Brasil que participarão da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AGCNBB)  de 12 a 16 de abril. Se encontrarão nesta assembleia, os 309 bispos (e arcebispos) na ativa. Os bispos eméritos, hoje em 165, também são convidados para o encontro.
As religiosas do Carmelo de Cachoeiro do Itapemerim (ES) (foto abaixo), conforme informou a irmã Maria José, ocd, intensificaram suas orações pelo encontro. Quem também está em oração pelos bispos e pelo encontro dos bispos brasileiros é o Carmelo São José de São Luís (MA), conforme foto enviada pela madre Maria do Carmo da Eucarístia.

Pela primeira vez na história, a 58ª AGCNBB acontece em formato remoto (on-line), em razão da pandemia da  Covid-19. Em função deste contexto, a Presidência da CNBB buscou alternativas para a realização do encontro anual do episcopado brasileiro e encontrou como melhor opção a forma on-line, por videoconferência, assim como outros encontros já realizados desde 2020.

Tema central

A assembleia tem como tema central: “Pilar da Palavra de Deus – Animação Bíblica da Pastoral”, proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Outros temas

Além dos assuntos listados acima, os quais não serão objeto de deliberação, a 58ª Assembleia Geral da CNBB vai tratar da análise de conjuntura; do Ano Vocacional previsto para 2023; dos anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; do Colégio Pio Brasileiro, das Comissões, organismos e Regionais; da criação do Regional Leste 3, das Edições CNBB, do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS); e da pandemia do novo coronavírus.

Os bispos também aprovarão, como de costume, mensagens ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero e ao povo brasileiro. Durante a assembleia, também serão apresentados os relatórios do presidente e o econômico. Este também será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que terá uma audiência on-line com os participantes.

Como de costume, há um momento de espiritualidade dos bispos, o retiro. Será na quinta-feira, 15 de abril, na parte da manhã. Conduzirá este momento o arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley.

Agenda

A 58ª Assembleia Geral da CNBB será de 12 a 16 de abril com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

Confira alguns horários da programação já divulgados:

  • Retiro: 15 de abril, pela manha
  • Reunião dos Regionais: 15 de abril, à tarde;
    • Entrevistas coletivas: todos os dias, às 13h

    Reze pelos bispos e pela 58ª AGCNBB:

  • Fonte: CNBB

    Organize sua comunidade e promova um momento de oração por esta assembleia, observando os cuidados e exigências médico-sanitárias quanto à proteção do novo coronavírus. Você pode compartilhar a sua oração com a hashtag: #58ªAGCNBB. 

Compartilhar:

NOTÍCIAS

Estamos no mês de agosto, tempo favorável para rezamos pelas vocações sacerdotais. A Diocese de Itaguaí convida todos as paróquias a rezarem pelas vocações