Jesus envia os discípulos por toda parte para que anuncie o Reino de Deus, cure os enfermos e expulse os demônios. Ele disse “Não tenham medo”. (Mt 14,22-33), pois sabia, que no trabalho de Evangelização, eles encontrariam contradições e dificuldades. Por isso pediu para que não tivessem medo e prometeu: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mt 28,20)
Jesus deu para os seus Discípulos-Missionários a garantia de Sua Presença, de Sua Força e de Sua Graça e pediu a perseverança. Diante das facilidades ou dos impedimentos, devemos perseverar como seguidores de Jesus. Aqueles que perseverarem até o fim, serão salvos.
Discípulos são aqueles que seguem o seu Mestre e O acompanha. São aqueles que esão abertos e disponíveis para aprender com Ele. Todos nós somos aprendizes de Jesus. Ele nos chama para que sejamos os seus discípulos e nos dá a Missão de sermos anunciaremos do Reino de Deus pelo nosso testemunho, pelo exemplo e pela palavra verbalizada.
Não podemos guardar para nós a Palavra de Deus e Jesus Cristo. Jesus precisa ser anunciado. Temos que ser missionários na família, na escola, na faculdade, nos meios culturais, no trabalho, nas ruas. Onde formos e estivermos, como discípulos, precisamos também ser missionários.
Nós, Cristãos, não podemos ter medo de sermos Discípulos-Missionários de Nosso Jesus Cristo. Precisamos levar o anúncio de esperança, de fé, de coragem.
Com minha Bênção.
Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)
Bispo da Diocese de Itaguai/RJ