Jesus foi procurado por Nicodemos, uma personagem importante da corte de Jerusalém para uma conversa. Jesus disse para ele: – “Nicodemos é necessário que tu nasças do alto para participar do Reino de Deus”. Nicodemos ficou confuso e perguntou. Como é que eu vou nascer de novo se eu já estive no ventre de minha mãe e já nasci? Evidente que Jesus queria era afirmar o nascimento para a vida cristã, para a vida de graça.
Nós tivemos nosso primeiro nascimento como fruto dos nossos pais, mas Jesus se refere ao Segundo Nascimento. Devemos nascer para graça de fé, para vida de graça através do Batismo. Por isso o batizado é chamado de segundo nascimento. Nascer de novo, nascer pra vida cristã, para vida de fé para vida de graça.
Queridos irmãos e irmãs, a fé é um grande dom Deus. Um dom do Espírito Santo. Nós recebemos gratuitamente, mas precisamos conservar esta virtude, esse dom em nossos corações, em nossas vidas. Precisamos cuidar para que a chama da fé não se apague.
Se a fé é um é um dom de Deus, a fé também é uma resposta de nossa parte. Jesus pede a Nicodemos uma resposta e por isso disse para ele: “É necessário que tu nasças do alto, nasças de novo”. É pelo espírito Santo que acende em nossos corações o dom da fé,da capacidade de crer e de viver esta fé. Ao mesmo tempo em que a fé é um dom do Espírito, a fé é uma resposta ao chamado Nosso Senhor Jesus Cristo.
Queridos irmãos e queridas irmãs, muitos vivem mortos sem esperança na vida por falta de fé. A fé dá sentido novo à nossa vida humana, à nossa caminhada, aos nossos objetivos. A fé nos norteia e imprime um sentido à profundo em nossas vidas. O mundo atual está doente por falta de sentido da vida. As pessoas colocam a esperança somente naquilo que possuem, naquilo que produzem, naquilo que consomem. A gente sabe que a vida passa depressa e nós não vamos levar nada dela. Por isso o dom da fé nos dá a certeza e segurança de um sentido novo para nossa existência no mundo, para o nosso presente e também para o nosso futuro.
São João fala que a fé é a nossa vitória. A gente só vence pela fé, porque a fé nos dá a certeza de que não caminhamos sozinhos nesta vida.“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5,4) A nossa caminhada não é solitária, mas solidária. Jesus ressuscitado está em nosso caminho e na nossa peregrinação. Por mais que tenhamos que passar por becos escuros, sabemos que não estamos sós. Temos Jesus Cristo presente em nossa vida. É o Espírito Santo que nos ilumina e sustenta nossa fé. Temos que ter a certeza de que onde acabam as forças humanas, entram a força da Graça de Deus. Isto é fé!
Jesus ressuscitado aparece para os apóstolos e Tomé não acreditava. Ele disse que só acreditarei quando visse o Senhor Ressuscitado e Ele colocasse a mão no lado de seus cravos e no seu peito. Jesus aparece de novo e diz: – “Vem cá Tomé e coloque aqui a tua mão no meu peito, nas minhas Chagas. Não sejas incrédulo!” Tomé exclama: -“Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 27-28) Cai por terra a incredulidade e nasce homem novo, o homem da fé. Jesus faz uma exortação para o Apóstolo Tomé que é válida para todos nós: – “Tomé, Tomé, felizes aqueles que creem sem terem visto”.(Jo 20, 29)Isso é fé! Eu não preciso ver, com os olhos da face, para acreditar. Eu Jamais vi Deus! vocês já viram Deus? Nós acreditamos que Deus existe! Eu jamais vi Jesus na Eucaristia, na Hóstia consagrada, mas eu acredito com o meu coração, com a minha fé, que Ele está presente em nosso meio. Está presente na Hóstia consagrada. Vocês acreditam também! Isso é fé!
Há pessoas que vulgarizam a fé e o seu contato com Deus. Pedem um favor, uma graça, reza e depois dizem que deixou a vida cristã porque não foram ouvidas e atendidas por Deus.
Precisamos saber que Deus conhece melhor a nossa vida. A nossa visão é limitada. Somos limitados e Deus enxerga o presente e o futuro e sabe o que é melhor para nós. Se não recebemos aquilo que pedimos, seja feita a vontade de Deus e não a nossa. A sabedoria de Deus é maior do que a nossa ignorância. A visão de Deus é mais profunda do que a nossa miopia, do que a nossa visão estreita da vida.
Queridos irmãos e irmãs, peçamos a Jesus Cristo o Dom da Fé. Jesus disse para Nicodemos que era necessário que ele nascesse do Alto. O que significa nascer do alto? Dar um sentido diferente a nossa vida. Viver o momento de graça, o momento de confiança, o tempo de fé, o tempo de seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos estar abertos para aprendermos com Jesus e aprender com o Evangelho. O discípulo é aquele que entra na escola do Mestre. A melhor escola que nós temos, é o Evangelho. Precisamos ser aprendizes de Jesus Cristo para aprendermos a arte do Bem Viver.
Há pessoas que fazem confusão com a vida e se afogam num copo d’água. Fazem da vida um “cavalo-de-batalha” sem necessidade. Nós não podemos complicar a vida, procurar problemas com as nossas próprias mãos. Devemos assumir os reveses da vida, as dificuldades, que apareçam. Assumir, mas nunca criar problemas nem para mim nem para os outros. Então, precisamos entrar na escola do Evangelho de Jesus como os discípulos seguidores para aprendermos com Jesus a Arte do Bem Viver.
Sendo Discípulos, somos convidados a sermos também missionários. Missionários não é somente o Bispo, os Padres, o Missionário que vem de fora, mas todosos cristãos e cristãs. Todo leigo é chamado para participar da igreja e anunciar Jesus Cristo com o testemunho e com sua palavra. Onde formos precisamos ser missionários, ser testemunhas de Jesus Cristo, da esperança, da Fé, de uma Fé bem vivida. Que Jesus seja sempre nosso sentido na caminhada do discipulado, Como Nicodemos, somos convidados a nascer do Alto para uma vida nova, para uma vida de esperança para uma vida de graça e para uma vida de fé.
Com minha Bênção!
Dom José Ubiratan Lopes – OFMCap
Diocese de Itaguaí