Começou no dia 22 de setembro o novenário em honra a padroeira de Seropédica, Santa Teresinha. Para abertura da novena presidiu a Santa Missa, o padre Sílvio Barros, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Já o segundo dia, a Missa das Rosas foi presidida pelo pároco, padre Fábio de Melo Gonçalves, com a presença do pregador Jimmy, missionário da Canção Nova. As celebrações continuam até o dia 30 de setembro, sempre às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia Santa Teresinha, e contam com a presença de padres e missionários convidados.
No dia primeiro de outubro, dia da festa, a Missa Solene, será presidida pelo bispo José Ubiratan, às 10h, seguida de procissão. Confira a seguir a programação completa.
Neste primeiro dia da novena o tema foi : “o valor dos pequenos gestos!”. Em Eclesiástico 30, 22-27 “Não entregue tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida.
Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo. Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude.”
A palavra de hoje para nós é isso, é fugir de toda a tristeza pois sabemos que mesmo nos dias não alegres, Deus é maravilhoso para nós. Hoje o Senhor nos pede que cultivemos a alegria que vem do trono de Deus. Hoje vemos uma onda de suicídio, de pessoas se cortando, mas não é isso que o Senhor espera de nós, o Senhor espera de nós a alegria.
Só o fato de termos chegado até aqui é motivo de alegria, as vezes não valorizamos os pequenos gestos, não valorizamos nosso ´acordar´. A nossa Igreja se tornou um lugar pouco acolhedor, os irmãos não se falam, não perguntam o nome uns dos outros. É um defeito nosso, mas nós podemos mudar a história. Teresinha quando viu o sorriso da Virgem Maria, teve sua história transformada. Não devemos carregar uma ´cara feia´, ninguém tem nada a ver com nossos problemas. Precisamos voltar aos pequenos gestos; há quanto tempo você não presenteia alguém?
A paróquia de Teresinha precisa ser acolhedora, e para alcançar as grandes coisas, precisamos aprender a começar pelas pequenas. É preciso abrir mão dos deslizes: faltas acobertadas na faculdade, gato de luz, porque Deus observa todas essas coisas. Precisamos cultivar os bons hábitos desde os pequenos, e pedir ao Senhor que nos faça sair hoje transformados e parar de viver de aparências. Você é fiel nas pequenas coisas?
Ser alegre não é ficar sorrindo o dia todo, é cuidar com zelo das coisas. Já viu como estamos cuidando das nossas casas? Não se lava mais a louça, não se limpa mais a casa e como Deus pode habitar nesses lares? Quando Deus entra Ele põe ordem, e começa pelos pequenos gestos. Não importa se ninguém mais na sua casa é cristão, VOCÊ deve fazer a diferença, sendo embaixador dos pequenos gestos. Paremos de lamentações, devemos nos manter em pé. É importante tomar coragem, ser mais educado, começar a agir da forma como esperamos que os outros ajam.
Viva sua vida sem se expor desnecessariamente para os outros, só Deus deve saber tudo da nossa intimidade. Tenham cuidado ao divulgar sua vida nas redes sociais, não precisa. Só Deus precisa saber. Que possamos ser como Teresinha, que lutou contra a depressão, para que sejamos homens e mulheres segundo o coração de Deus, pessoas em quem os outros possam confiar. Saia daqui desejando aprender com Teresinha o caminho dos pequenos gestos, porque dessa maneira, ela se tornou muitíssimo amada pelo nosso Deus. Nos pequenos gestos têm grandes promessas. Descomplique: quando tudo estiver difícil, complicado demais, RESPIRE FUNDO e aprecie as coisas simples.
Fonte: facebook Paróquia Santa Teresinha