O Encontro de Comunicadores do Estado do Rio de Janeiro, organizado pela Arquidiocese de Niterói, reuniu 30 pessoas, no Seminário São José, Niterói, realizado em 22 de outubro, com o tema: “O avanço do jornalismo nas Redes Sociais e a comunicação eclesial”, com assessoria do jornalista, Flávio Fachel, diácono Nélio do Amparo e do professor Arthur Wiliam.
O arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco, abriu o encontro falando do Dia Mundial da Comunicação que é celebrado, anualmente, no Domingo do Evangelho da Ascensão na Igreja, ressaltando os 50 anos desta Solenidade.
A realidade digital na visão do jornalista Flávio Fachel precisa de uma maior atenção e participação das organizações sociais como a Igreja, fonte de informação e notícias para o bem comum e formação do indivíduo íntegro.
Na análise do diácono Nélio sobre a comunicação nas redes sociais é preciso preocupar-se com as publicações, a repercussão positiva e negativa, à responsabilidade e liberdade de estar sempre informado e publicar a verdade, construir valores tendo a ética nas comunicações.
“Hoje temos que ir ao encontro das pessoas presencialmente e virtualmente, o que na atualidade a tecnologia nos facilita uma comunicação em diversos aspectos, rápida e instantânea. Os meios de comunicação da Igreja devem estar conectados com o mundo e propiciar a facilidade para o encontro missionário com os irmãos, não podemos excluir a comunicação presencial, mas colocá-la como prioridade”, destacou Nélio, criticando o individualismo dos mecanismos tecnológicos.
O professor Arthur Wiliam respondeu perguntas dos participantes em relação ao uso dos adolescentes e jovens nas redes sociais, indicando que é necessário investir na educação pública e na família, tendo o diálogo como um fator vital para a prevenção de problemas de conduta e golpes contra a liberdade individual de comunicar das pessoas. Ele esclareceu com seu ponto de vista a comunicação no rádio, alcance e freqüência.
“Temos que adaptar-se as novas realidades da comunicação digital em que o rádio também é incluído. Percebo que as transmissões ao vivo tem seu impacto em alguns momentos que favorecem a rapidez da comunicação”, disse Arthur.
Para encerrar o jornalista João, da Arquidiocese de Niterói agradeceu ao público presente e convidou para uma foto oficial e lanche partilhado.

Participantes do Encontro dos Comunicadores em Niterói
O jornalista e agente da Pastoral da Comunicação, Vagner Mattos, participou do evento e será um dos convidados para o encontro de formação da Pascom, que acontecerá nesse sábado, dia 29 de outubro, no salão paroquial de Conceição de Jacareí, de 9 às 12 horas. O encontro é aberto a todos os agentes de pastorais interessados em evangelizar através da comunicação, descobrindo novas ferramentas para o avanço do jornalismo nas Redes Sociais e a comunicação eclesial.
Mais informações: (24) 99211-6117 whatsapp