Segundo a liturgia da Igreja, a Missa “dos Santos Óleos” é celebrada na Quinta-feira Santa, pela manhã, antes da celebração da Santa Ceia, porém por algumas razões pastorais pode ser celebrada antes. Na mesma, acontecem a benção dos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e a Consagração do Óleo do Santo Crisma, pelo Bispo ou Arcebispo, junto a todos os presbíteros da Unidade Diocesana. Os mesmos têm finalidade sacramental, assegurando a penetração do Espírito Santo. Apesar das semelhanças, há algumas diferenças entre os três, nos quais serão explicadas abaixo:
• ÓLEO DOS ENFERMOS: este óleo significa a força do Espírito Divino para a provação da doença, tem por desígnio a tonificação das pessoas ao enfrentar a dor, e até mesmo a morte, se for o desejo de Deus. Este é conhecido popularmente como: “extrema – unção dos enfermos” o que é errado.
• ÓLEO DOS CATECÚMENOS: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo (adultos ou crianças). Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno e o prepara para nascer pela água e pelo Espírito.
• ÓLEO DO CRISMA: o Óleo do Crisma (mistura de óleo e bálsamo) tem por significado a plenitude do Espírito Santo, com o princípio dos cristãos “erradiarem o bom perfume de Cristo”. Ele é usado no sacramento da confirmação batismal para viver como “adulto na fé”. Este óleo também é usado em outro sacramento, a Ordem, com o objetivo de ungir os escolhidos.
Fonte: facebook da Paroquia Santa Teresinha-Seropedica