Foi com grande alegria que religiosos da Diocese de Itaguaí, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, juntamente com os familiares de Luis Carlos Zotesso participaram da cerimônia de sua Ordenação Diaconal. A celebração presidida pelo bispo José Ubiratan aconteceu no dia 24 de abril, às 19h30, na Igreja São José Operário, Ilha das Cobras em Paraty. Após o ritual de ordenação, e as bênçãos finais, o novo diácono Luis Carlos recebeu os cumprimentos dos convidados, entre eles, vários padres de cidades vizinhas, que compõe a nossa Diocese. Para comemorar esse momento louvável houve corte de bolo e coquetel para centenas de fiéis católicos.
Ordenados para o serviço
Seguindo a prática das primeiras comunidades cristãs, testemunhada na Sagrada Escritura e conservada na Tradição, a Igreja continua escolhendo homens que possam exercer um ministério de serviço. Para isso, o rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo. Esta oração pede a Deus Pai que consagre o ordenando como diácono e que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço. Nela se apresenta o que se espera de um diácono: amor sincero, solicitude para com os pobres e os enfermos, autoridade discreta, simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo.
A Ordem confere ao diácono um sinal que não pode ser apagado, pois o configura ao Cristo servidor de todos. Por conseguinte, o diácono se torna um “imitador” da vida do Senhor, prolongando no mundo o serviço iniciado por Ele.
O candidato não é ordenado para o sacerdócio, mas para o serviço. Este está especificado na Constituição Dogmática Lumen Gentium, no nº 29, da seguinte forma: “administrar o Batismo solene, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar em nome da Igreja aos Matrimônios, levar o viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o Povo, presidir ao culto e as orações dos fiéis, administrar os sacramentos e presidir aos ritos dos funerais e da sepultura”. E, ainda, de maneira sintética, o mesmo texto diz: “servem o Povo de Deus na diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade”.
Veja mais fotos na galeria!