“O Espírito Santo sopra onde quer e em meio a diversidade, cria a unidade”- dizia padre Roberto diante da multidão que superlotava a igreja Matriz durante a missa da Solenidade de Pentecostes, no encerramento da Festa do Divino. Um público cada vez maior, que vem dos arredores, mas também de outras cidades e estados para aclamar o Espírito Santo, se beneficiar dos seus dons e receber seus frutos. É o glorioso Espirito de Deus com seu poder de atrair, curar e renovar todos aqueles que O buscam com confiança. Não há quem não saia melhor depois da estar na Sua presença, que não receba seus favores e queira voltar para receber sempre mais e agradecer. Para os festeiros e comissão, foi um ano inteiro de preparação. Estar no Ano Jubilar da Misericórdia, instituído pelo Papa, inspirou o tema “Divino Espirito Santo, faça-nos misericordiosos como o Pai” e permitiu belas homilias dos padres convidados.
No encerramento da novena, todos aguardavam a tradicional coroação do jovem imperador, que com seus vassalos, desfilou pelas ruas da cidade. Para o almoço comunitário formaram-se filas enormes pelas ruas do centro histórico, em alegre partilha, como nos tempos iniciais da igreja. Outro destaque do sábado foi o show com o padre Juarez de Castro, há muito prometido. O domingo da festa teve duas missas, além da procissão conduzindo o Resplendor. Houve a queima das preces e pedidos e, no final, todos aguardavam o anuncio dos novos festeiros.
É sempre assim: um ciclo que nunca tem fim. Um eterno recomeçar. Enquanto uns se despedem, já saudosos, outros chegam com a gana de trabalhar para o próximo ano. E a medida que vai se aproximando o período da festa os corações passam a bater mais forte. As ruas vão ganhando o colorido vermelho e branco a alegria e fervor começam a contagiar a todos, não importando a idade, desde as crianças aos anciãos. Uns carregam a bandeira do Divino para agradecer as bênçãos recebidas, outros tem pedidos a fazer, promessas a cumprir, mas todos, indistintamente são devotos do Divino – Aquele que Jesus prometeu que enviaria para nos defender, consolar e ensinar, quando voltasse para o Pai. Ele está no meio de nós!
Veja mais fotos clicando aqui.