/
/
Paraty e Ilha Grande São proclamados Patrimônio Mundial da Unesco

Paraty e Ilha Grande São proclamados Patrimônio Mundial da Unesco

No dia 05 de julho Paraty e Ilha Grande São proclamados Patrimônio Mundial da Unesco. O que levou a UNESCO atribuir esse título para essas Regiões tão lindas de nossa Diocese? A Beleza Natural e a Cultura.  Um misto de intensa beleza natural que encanta e a diversidade cultura foram os fatores determinantes.

Muita beleza! Local de Bioma: Mata Atlântica  com 85% de mata preservada.  Culturas diversas:  Quilombolas, Indígenas, Caiçaras…Riqueza cultural esplendida.  A história de muitas vidas relembradas no Centro Histórico.  No encantamento da Arquitetura, nas ruas “pés de moleque”, a lembrança que pulsa do trabalho escravo. A história de muitas vidas que  construíram um Patrimônio Histórico para a nação.

Paraty e Ilha Grande misturam num único encantamento reflexivo a Obra do Criador e a Obra das mãos humanas. Esse título aumenta nossa responsabilidade como Diocese. Nosso trabalho Pastoral precisa atingir os corações dos que são nativos e dos que são turistas.  Aqueles que passam contribuem com a economia, gera renda, promovem o turismo, divulga para o mundo nosso patrimônio e junto o nome de nossa Diocese, mas não podemos esquecer dos nativos. Há vidas que habitam, que lutam, que buscam dias melhores, que lutam pela dignidade, que são envolvidas pelos problemas sociais e pessoais.  Esses são Patrimônios inerentes que junto com o Patrimônio Histórico Mundial delimitam nossa ação Pastoral.

Leia mais sobre a Proclamação de Ilha Grande e Paraty como Patrimônio Mundial.

https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2019/07/05/paraty-e-ilha-grande-recebem-titulo-de-patrimonio-mundial-da-unesco.ghtml

Compartilhar: