Em meados do mês de julho, Paraty se veste de amarelo e branco, as janelas são ornadas com estandartes e as flores tomam espaço nos detalhes das ruas e da igreja. É a homenagem dos devotos em louvor a Santa Rita de Cássia, guia e protetora de tantos que aqui habitam e a ela recorrem.
A tradicional festa de Santa Rita é mantida viva na devoção popular do povo paratiense. Com procissões, missas e ladainhas, os festejos que já foram coordenados pela Irmandade da santa, hoje são mantidos pelos festeiros e comissão, que trabalham durante o ano inteiro para a sua realização.
O novenário e a festa são dias de graças e bençãos, quando os fiéis ofertam rosas em sinal de agradecimento e devoção. As comunidades das zonas rurais e urbanas também participam, prestando homenagens à Advogada das Causas Impossíveis.
Com o tema “A exemplo de Santa Rita, cultivar a esperança e testemunhar o amor”, a festa do ano de 2019, através das reflexões dos padres convidados, levou o povo presente a meditar sobre a esperança de Rita de Cássia e seu fervoroso amor a Jesus Crucificado.
Além da programação religiosa, foi realizada no entorno da igreja uma animada festa de rua, com apoio da Prefeitura e do Sesc. O público pode presenciar inúmeros shows e frequentar as tradicionais barraquinhas, em benefício de outras festas religiosas, comunidades e órgãos beneficentes da cidade.
A vida de Santa Rita arrasta muitos devotos através dos anos. O exemplo de sua vida e grande fé são características que atraem nosso povo, formado por gente simples como ela, que em diversos momentos da vida se vê diante de grandes conflitos. Nestas ocasiões, nada melhor que recorrer à Santa das Causas Impossíveis, confiando que Santa Rita estará entregando suas súplicas aos pés do Cristo crucificado.
E assim vamos nós, a exemplo de Santa Rita, carregando a cruz de cada dia, cultivando a esperança e testemunhando o amor !
Fonte: Seminarista Redentorista Lucas Martins de Oliveira – Seminário São Clemente, Campinas/SP.
Veja mais no facebook Pascom Paraty