A Pastoral da Educação é:
A presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus.
Reflexão-ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de educação, bem como a vida e a ação dos educadores, pais, professores, comunicadores, formadores de opinião, os múltiplos meios impressos, visuais, audiovisuais e outros, que influenciam diretamente a formação humana.
Um serviço estruturado para desenvolver ações específicas com educadores católicos, testemunhas da fé nas escolas de todos os tipos, de modo especial nas escolas públicas, onde se encontra a maioria da população escolar pobre, alvo especial da missão evangélico-libertadora da Igreja. (CNBB. Pastoral da Educação: Reflexão e Organização, p. 12-13).
O que fazer:
- Implementar em cada Paróquia da Diocese a Pastoral da Educação Paroquial.
- Promover, articular e organizar ações evangelizadoras no mundo da educação, compreendido como pessoas, instituições e ambientes relacionados à educação, com a finalidade de ser sinal do Reino de Deus e de construir um ser humano fraterno, livre, justo, consciente, comprometido e ético.
- Promover encontros, retiros, seminários, momentos de espiritualidade e de reflexão com temas diversos que fazem das exigências formativas envolvendo relações humanas, valores, Educação Ambiental, Sexualidade, Doutrina da igreja, entre outros…
- Organizar formações para Professore, educadores, alunos, família e comunidade.
- Visitar escolas, creches, ONGs e outras instituições ligadas à educação oferecendo possibilidades de reflexão e de formação.
- Acompanhar, sugerir e exigir políticas públicas de melhoria da educação.
- Acompanhar sistematicamente as Leis que regem a Educação atentando para possíveis desencontros com os valores humanos e cristãos mantendo a Paróquia informada e formada sobre as questões.
- Acompanhar e incentivar o Ensino Religioso.
- Manter atenção devida aos alunos com necessidades especiais, promovendo ações de inserção e acolhida dos mesmos.
- Colaborar na formação dos paroquianos quando solicitada pelo Sacerdote, grupos e pastorais.
- Sintonizar-se com as demais Pastorais que atuem diretamente com a formação humana promovendo sempre a ação formativa e evangelizadora.