São Francisco de Assis montou o Primeiro Presépio
Queridos irmãos e queridas irmãs, Deus me concedeu mais um ano a graça de montar o Presépio da Catedral. A palavra Presépio tem origem no hebreu, significando “manjedoura” ou “estábulo”. No Latim Praesepium e significa “estrebaria, curral, lugar para a guarda de animais”. São Francisco de Assis montou o primeiro Presépio em 1223 em uma gruta na Itália. Deus se manifesta na fragilidade do Menino Jesus para nos deixar uma grande lição de amor e de humildade. A Gruta de Belém é uma das mais expressivas salas de aula da humanidade: Maria, José, os Pastores, os Magos, os animais e os Anjos louvando o Senhor do Tempo, da História, da Vida.
São Francisco de Assis teve uma licença especial da Igreja para montar o primeiro presépio apresentando o nascimento de Jesus. Na época era proibido qualquer representações litúrgicas nas paróquias, mas foi concedida permissão e São Francisco montou montou, pela primeira vez, um presépio com animais vivos e peças de argila para que a cena fosse contemplada enquanto os fiéis chegavam para a Missa. No Brasil, o primeiro Presépio foi montado pelo Padre Anchieta, em 1552.
Para aprofundar sobre as origens, sentidos e beleza do Presépio indico a Carta Apostólica Admirabile signum de Papa Francisco sobre o significado e valor do presépio:
http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20191201_admirabile-signum.html