Na vida religiosa existem muitos termos utilizados para qualificar as funções de cada pessoa. Para a vida religiosa feminina, existem três termos que são mais conhecidos: freira, irmã e madre.
Para entender essa nomenclatura, a irmã Elza Maria Pianta, Franciscana do Coração de Maria, escreveu quando e como se usam esses termos. Confira!
Freira
“Freira” é o feminino da palavra “frei”, que vem do latim “frater”, que significa “irmão”. Portanto, a palavra “freira” é o mesmo que “irmã”.
Irmã
É o título dado à mulher que se consagra totalmente a Deus na Vida Religiosa. A irmã (ou freira, como já vimos) pertence a uma congregação religiosa e professa os votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Vivendo uma vida fraterna em comunidade, dedica-se à oração e ao serviço aos irmãos, de acordo com o carisma e a missão de sua congregação ou instituto religioso.
Madre
“Madre”, do latim “mater”, em português significa “Mãe”. É o título dado à irmã religiosa que exerce a função de coordenadora de uma comunidade de irmãs ou de uma congregação religiosa. Cabe a ela a responsabilidade do cuidado em geral de suas irmãs, principalmente no que se refere à fidelidade ao carisma e missão da congregação.
Irmã Elza Maria Pianta
Franciscana do Coração de Maria
Fonte: https://www.a12.com/redacaoa12/duvidas-religiosas/qual-a-diferenca-entre-freira-irma-e-madre