EM MEMÓRIA A SANTA CATARINA DE SENA, VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA
Lembrada neste dia 29 de abril, a Igreja Matriz de Santa Teresinha – Seropédica tem a alegria de ter em seu altar uma relíquia de primeiro grau desta Santa tão querida pela Igreja.
Santa Catarina nasceu em Sena no ano de 1347. Ainda muito jovem, ingressou na Ordem Terceira de São Domingos, sobressaindo pelo seu espírito de oração e penitência. Levada pelo seu amor a Deus, à Igreja e ao Romano Pontífice, trabalhou incansavelmente pela paz e unidade da Igreja nos tempos difíceis do desterro de Avignon. Foi a esta cidade e pediu ao Papa Gregório XI que voltasse quanto antes para Roma, de onde o Vigário de Cristo na terra deveria governar a Igreja. “Se morrer, sabei que morro de paixão pela Igreja”, declarou uns dias antes da sua morte, ocorrida no dia 30 de abril de 1380.
Escreveu inúmeras cartas, das quais se conservam cerca de quatrocentas, algumas orações e elevações, e um só livro, oDiálogo, que relata as conversas íntimas da Santa com o Senhor. Foi canonizada por Pio II e o seu culto estendeu-se rapidamente por toda a Europa. Santa Teresa diz que, depois de Deus, devia a Santa Catarina, muito singularmente, o progresso da sua alma. Pio IX nomeou-a segunda padroeira da Itália e Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja.
SANTA CATARINA DE SENA, ROGAI POR NÓS!
Fonte: facebook: Paróquia santa Teresinha Menino Jesus -Seropedica
Por Padre Fábio de Melo Gonçalves