No último final de semana, aconteceu o Retiro de Catequistas no Centro de Formação de Mangaratiba. O evento reuniu cerca de 62 catequistas da Diocese de Itaguaí, que compreende desde Seropédica à Paraty. O diretor espiritual do encontro ficou por conta do Frei Luiz Carlos Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Conceição de Jacareí, mesmo pároco da Paróquia São Sebastião da Ilha Grande, que falou sobre o documento “Laudato Si“, do Papa Francisco.
O encontro foi uma oportunidade de troca de experiência entre as catequistas, que discutiram sobre o momento atual da sociedade e da igreja, a família e os catequizandos. Dentro da programação, além de palestras e partilhas, houve missa seguida de adoração no sábado às 20h e missa de encerramento na manhã de domingo. Quem esteve lá dando o ar da graça foi nosso bispo dom José Ubiratan Lopes, no sábado.
Segundo a coordenadora Janete Salzer, Frei Luiz dedicou-se totalmente ao encontro, dando palestras, celebrando missas, além de atender confissões. “Ele era o primeiro a acordar e o último a dormir. “Ficamos muito felizes com a presença do nosso frei Luiz, pela atenção que ele deu as catequistas, que saíram de lá renovadas para cumprir sua missão com mais fé e alegria”, disse Janete.

Da esquerda para a direita, a coordenadora diocesana Janete Salzer com catequistas de diversas paróquias da diocese
1 Comente
junto à coordenação está o GRECAT (grupo de reflexão catequética). Este grupo foi responsável pelo bom funcionamento do Retiro.Da esquerda para a direita: janete, Ir. maria Adelaide, Ivanete, Aucelúcia, Fatinha, Rosanei e Nilza. Juntas, formamos a coordenação diocesana de catequese.