23 de abril, a Igreja celebrou em memória de São Jorge.
Neste dia, as celebrações aconteceram em várias paróquias de nossa Diocese de Itaguaí.
Destacamos aqui, a Missa Solene do padroeiro da comunidade São Jorge, na Banqueta, que faz parte da Paróquia Cristo Rei- Japuíba em Angra dos Reis e também da Paroquia Maria Mãe da Igreja em Seropedica que marcou as primeiras despedidas do padre Jefferson naquela paróquia. Veja ainda, fotos da Celebração Eucarística na Catedral de Itaguaí em homenagem ao santo guerreiro, São Jorge, padroeio do Estado do Rio de Janeiro.
A principal mensagem para o dia 23 de Abril é a de ter fé, não desacreditar dos nossos sonhos e seguir de cabeça erguida em cada batalha.
“Ó meu São Jorge, meu Santo Guerreiro e protetor, Invencível na fé em Deus, que por ele sacrificou-se, Traga em vosso rosto a esperança e abre os meus caminhos. Com sua couraça, sua espada e seu escudo, Que representam a fé, a esperança e a caridade, Eu andarei vestido, para que meus inimigos Tendo pés não me alcancem, Tendo mãos não me peguem, Tendo olhos não me enxerguem E nem pensamentos possam ter, para me fazerem mal (…) Ó Glorioso nobre cavaleiro da cruz vermelha, Vós que com a sua lança em punho derrotaste o dragão do mal, Derrote também todos os problemas que por ora estou passando (…) Ó Glorioso São Jorge, Dai-me coragem e esperança, Fortalecei minha fé, meu ânimo de vida e auxiliai-me em meu pedido. Ó Glorioso São Jorge, Traga a paz, amor e a harmonia ao meu coração, Ao meu lar e a todos que estão em minha volta. Ó Glorioso São Jorge, Pela fé que em vós deposito: Guiai-
Paróquia Maria Mãe da Igreja em Seropedica
A Santa Missa Festiva em Honra ao Nosso Glorioso Padroeiro São Jorge foi presidida pelo Pároco Pe Jefferson, que com muita alegria celebrou esse grande dia!
O padre recebeu uma linda homenagem da paróquia agradecendo pelos seus 8 anos de zelo, carinho e compromisso com a Paróquia!
Paróquia São Francisco Xavier-Catedral Itaguaí
O Pároco Pe. José Eduardo, durante a Santa Missa Solene em honra ao Santo guerreiro São Jorge, Padroeiro do estado do Rio de Janeiro.
Fotos: Lohanna Coradi
Saiba mais sobre a vida de São Jorge.
História de São Jorge- Texto extraído do Portal da Canção Nova.
Conhecido como ‘o grande mártir’, foi martirizado no ano 303. A seu respeito, contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu, e que vale a pena pedir sua intercessão e imitá-lo.
Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge, então, renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.
São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.
Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde, normalmente, o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:
“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora, apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e, ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”
Verdade ou não, o mais importante é o que essa história comunica: Jorge foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da fé. Compadeceu-se do povo, porque foi um verdadeiro cristão. Isto é o essencial.
Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor a Deus e ao próximo. Que Ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor.
São Jorge, rogai por nós! Fonte: portal Canção Nova