Na tarde desta segunda-feira, 5 de julho, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Itaguaí a Sessão Solene em comemoração aos 203 de emancipação política e administrativa do Município de Itaguaí. Devido às medidas de prevenção ao contágio por covid-19, a CMI realizou a tradicional solenidade sem a presença dos agraciados, de autoridades e do público. A transmissão da solenidade aconteceu pela TV Câmara Itaguaí través das redes sociais.
A cerimônia foi conduzida pelo Presidente Haroldo Jesus. O Chefe do legislativo desejou um recesso de paz e que os vereadores tenham sabedoria para ajudar o prefeito a conduzir Itaguaí para a prosperidade.
A tradicional entrega dos Títulos de Cidadão Benemérito e Título de Cidadão Itaguaiense não aconteceu. Cada vereador fará a entrega do título individualmente para os agraciados.
Os Títulos de Cidadão Benemérito são concedidos aos Itaguaienses ilustres, e os Títulos de Cidadão Itaguaienses, são concedidos aos não nascidos na cidade mas que foram acolhidos como filhos desta terra. A Medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier, maior honraria da cidade, foi dada ao Bispo da Diocese de Itaguaí, Dom José Ubiratan, que foi o único agraciado que recebeu a honraria presencialmente durante a solenidade.
Representando todos os agraciados, Dom José Ubiratan discursou relembrando sua trajetória no município e desejou que a cidade cresça e prospere cada vez mais.
— É um motivo de muita alegria estar aqui participando desta homenagem e recebendo a Medalha São Francisco Xavier. Há 21 anos estou em Itaguaí, recebi a missão de trabalhar e fazer parte da sociedade de Itaguaí. Não escolhi, não fiz uma opção, quem escolheu por mim foi o Papa São João Paulo Segundo — lembrou o Bispo, explicando que na ocasião de sua nomeação como Bispo já foi designado para a Diocese de Itaguaí — O Papa e a divina providência me deram a incumbência de pastorear aqui na cidade de Itaguaí. Assumi como vontade de Deus e no momento em que recebi a bula com a minha nomeação já me senti um membro dessa cidade. Aqui eu deveria servir e pastorear o povo de Deus. Isso foi em 17 de novembro de 1999, quando foi proclamada a bula com a minha nomeação como bispo de Itaguaí — relembrou Dom José Ubiratan.
O presidente Haroldo Jesus agradeceu ao bispo por toda sua dedicação ao município.
— É um honra muito grande para mim, não somente como católico, mas como cidadão Itaguaiense e vereador desta Casa, ter o senhor aqui recebendo a Medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier. Nos últimos anos não tivemos a honra de agraciar ninguém com essa medalha e me sinto muito lisonjeador em ver o senhor receber essa honraria. Obrigado por tudo que o senhor faz por este município e por estar sempre em oração por uma Itaguaí melhor — discursou Haroldo agradecendo o bispo por ter aceitado participar da Solenidade.
A Sessão Solene teve a presença do vice prefeito Valtinho Almeida, representando também o chefe do Poder Executivo. Valtinho discursou e disse se sentir honrado em trabalhar por Itaguaí.
— Tenho orgulho em estar aqui hoje como vice-prefeito da cidade. Os cidadãos estão vendo que nossa cidade está em grande crescimento e tem muita coisa boa para vir por aí. Tenho orgulho de todos os vereadores dessa Casa. Quando passei por aqui deixei grandes amigos. Volto agora e vejo rostos amigáveis. Vamos trabalhar cada vez mais para tornar Itaguaí grande novamente — discursou Valtinho relembrando sua passagem pela CMI na Legislatura passada.
O vice-prefeito disse ter esperança de dias melhores e lembrou que a Expo sempre movimentava a cidade na ocasião do seu aniversário.
— Era o momento em que a gente deveria estar comemorando na nossa famosa Expo, mas eu tenho fé que esse Covid logo vai acabar e vamos voltar a ter a maior festa agropecuária do Rio de Janeiro e trazer felicidade para a população Itaguaiense — desejou o vice-prefeito.
O vereador Gil Torres, líder de governo, discursou em nome de todos os vereadores. O edil afirmou que o município está em uma fase de crescimento e progresso e parabenizou o Prefeito pelo trabalho que vem sendo realizado.
— O momento hoje é de estarmos cada vez mais unidos pelo progresso da cidade. Apoiar o crescimento da cidade e o desenvolvimento econômico é muito importante. Nosso município tem um potencial incrível, e, como o prefeito sempre fala, nós seremos o maior ou um dos maiores municípios do Estado do Rio de Janeiro. Estamos em crescimento, mas isso só depende da gente — discursou o líder de governo desejando que durante o recesso legislativo Deus dê paz, saúde e sabedoria para juntos realizarem a missão de comprometimento com a população de Itaguaí.
O vereador Julinho discursou sobre acreditar nos seus objetivos citou seu sonho antigo de estar presente na solenidade de 5 de julho.
— Hoje eu aqui, vereador, autoridade do município, fazendo parte e entregando medalha, parabenizando os cidadão Itaguaienses. O aniversário é da cidade, mas o presente é meu — discursou o edil falando sobre a honra que sente de participar da solenidade em comemoração ao aniversário da cidade.
Valtinho, que recebeu do vereador Guilherme Farias (PL) o Título de Cidadão Benemérito, agradeceu o vereador pela honraria. Também esteve presente na sessão o Padre Wanderson da Silva Ferreira, que recebeu do vereador Haroldo Jesus o Título de Cidadão Itaguaiense.
Veja abaixo a lista dos agraciados:
Título de Cidadão Itaguaiense:
Bruno Kazuhiro Otsuka Nunes;
Luiz Claudio Almeida Magalhães;
Claudio Brandão de Oliveira;
Luiz Claudio de Souza Ribeiro;
Cristiane de Sousa Campos da Paz;
Wanderson da Silva Ferreira;
José Augusto de Lima Venda;
Irineu da Silva Ferreira;
Delegado Marco Aurélio Castro;
Walter José Costa Filho;
Sérgio Fukamati; Domingos Jannuzi Alves;
Tatiana Flores de Carvalho Jannuzi;
Valdecir de Aguiar;
Rita Conceição de Souza Faria;
Marcelo Ribeiro Freixo;
Joílson Antônio Cardoso do Nascimento;
Marcio Passos de Albuquerque;
Paulo Sérgio de Oliveira;
Roberto Carlos de Carvalho;
José Carlos Lessa Rigueira;
Uirley Vieira Fonseca;
Dr. Flávio Ferreira Dutra;
Maria Clara Botelho de Oliveira;
Vinícius de Castro Barcelos Inocencio;
Felipe Wagner Quintanilha Domingues;
Lauro Tenorio Pinheiro;
Ubirajara Mendes Nunes Júnior;
Felipe Iath Pereira;
José Vicente Freire;
José Porfírio da Silva Neto;
José Antônio Porpino de Barros;
José Braga Lima;
Michele Martins de Oliveira;
Edwiges dos Reis Amorim;
Marcos Vinícius Farinazo;
Jorge de Oliveira;
Shigueo Domoto;
Julia Maria Moura do Rozário;
Amaro Ferreira Gagliardi;
Marcelo Fonseca das Dores;
André de Souza Camargo;
Felipe Bezerra da Costa;
Giovane Leite de Abreu;
Pedro Paulo Carvalho Teixeira;
Cristiano Silva do Nascimento;
Antônio Carlos Ramalho Machado;
Dejair Ruschel;
Carlos André Franco Marques Viana;
Shayene Figueiredo Barreto;
João José de Almeida Neto;
Fabio Francisco da Silva;
Aneir Rodrigues Viegas Rocha;
Erika de Brito Cavalcante;
Lucas Dutra dos Santos;
Bernardo Santoro;
Antônio Carlos dos Santos;
Arthur Henrique do Amaral Vasconcelos;
Nivea Marion Dantas Petersen de Sá;
Dr. Douglas de Souza Liccazalli;
João do Nascimento; Paulo Cezar Rozeno;
Jorge Fernando Silva Vicente;
Pastor Daniel Luiz;
Jorge Nivaldo do Rosário;
Virginia de Assis Jesus;
Marco Aurélio Castro;
Fernando de Freitas Oliveira;
Thiago Chaves da Silva;
Adalton de Souza Cabral;
Roselaine dos Santos Gorito;
Ivan Vieira de Carvalho;
Claudio Bomfim de Castro e Silva;
Marcelo Queiroz;
Anelise Dias;
Antônio de Barros Silva;
Antonio Fontelas Conde;
Wellington Mello;
Hugo Pereira do Canto Junior;
Rose Mary Cabral de Azevedo;
Victor Soares Zenezath;
Vanja Maia;
Iaraçu Teixeira dos Santos;
Michele Sobral dos Santos.
Título de Cidadão Benemérito Itaguaiense:
André Luis Reis de Amorim;
Nisan Cesar dos Reis Santos;
Jurema Silva da Rocha;
Vicente Cicarino Rocha;
Iara Campos Falcão;
Sargento Rafael Wolfgramm Dias;
Enio Batista Coelho;
José Corcino Barbosa;
Alvaro Pereira do Amaral;
Keila Alves Siqueira;
André Luiz Ernesto de Oliveira;
Nelson Lopes dos Santos;
Luciano Xisto Pereira;
Edson Viana;
Fernando Paulo Oliveira da Silva;
Carlos Alberto Sarmento do Nascimento;
Elisa Giovanna dos Santos Martins Dias;
Marta Valéria dos Santos Conceição;
Valter de Almeida Matos da Costa;
Camila Ancelmet;
Leandro Jorge Pereira Vila;
Amanda Medeiros Pinto;
Paulo Henrique Lima Bechelli.
Medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier:
Bispo Dom José Ubiratan Lopes
Veja mais fotos no nosso INSTAGRAM
Veja mais fotos no nosso INSTAGRAM