Neste domingo, a Igreja no Brasil antecipa a data importante de 29 de Junho, para que todos possamos celebrar com maior intensidade: é Solenidade de São Pedro e São Paulo
Pedro e Paulo: dois nomes que ao longo dos séculos personificaram a Igreja inteira em sua ininterrupta Tradição. Aos dois primeiros mestres da fé, o grande rebanho de Jesus Cristo deve toda sua gratidão, pela grandeza e profundidade de seu testemunho, que resistiu até o sangue por amor ao Evangelho. Os dois “irmãos” apóstolos representam ao longo da história todo o colégio apostólico, como pedras fundamentais da fé. Invoquemos hoje sobre a Igreja Universal a proteção dos Príncipes dos Apóstolos, para que perseveremos no nosso seguimento à Jesus Cristo e sejamos fiéis à sua palavra, pois somente pela escuta da palavra de Deus no Espírito, todos nós poderemos nos tornar perfeitos no amor e na unidade, como desejou o Divino Mestre.
Nas palavras de Santo Agostinho, sobre o dia de hoje:
” Num só dia celebramos o martírio dos dois apóstolos. Na realidade, os dois eram como um só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; Paulo o seguiu. Celebramos o dia festivo consagrado para nós pelo sangue dos apóstolos. Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois apóstolos.”
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
Texto: João Lucas Braz
Foto: Weriks Ribeiro