É chegada a hora de Celebrar o Nascimento de Jesus! Ele é o sentido do Natal Cristão! Ele é a resposta à sociedade do natal pagão! Durante o Advento, a Igreja estava grávida, juntos, agora, veremos Brilhar a Luz, pois Jesus Nasceu! Corramos como os Pastores até Ele. Assim como os Reis Magos, não desistamos de encontrá-lo.
Maria gerou Jesus para as nossas vidas. Ela é a Porta do Céu que abriu para o mundo a Salvação. Nossa Senhora é a portadora e condutora do Espírito Santo para todos nós. Que a Virgem Maria ensina-nos a viver intensamente a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Celebremos com muita alegria e com muita esperança a vinda do Messias!
Queridos irmãos e queridas irmãs, que durante o Natal possamos Celebrar o renascimento de Jesus em nossa história. Nossa sociedade está marcada pelas feridas da violência, da desigualdade, das guerras, da corrupção, do pecado e o Natal nos faz recuperar as forças, a alegria e as nossas esperanças. É tempo de renovação da nossa vida! É o renascimento de Jesus em nós.
Queridos irmãos e queridas irmãs, nós não podemos ter um Natal Pagão alimentado pelo consumismo, mas precisamos colocar Jesus Cristo no centro do Natal, no centro da nossa vida. Vamos receber com muita alegria o Filho do Próprio Pai. Ele nos enviou Jesus para trazer alegria, paz, felicidade, e Esperança. Jesus nasceu em Belém para restaurar as nossas forças e nossas esperanças.
Que o Menino Jesus nos faça definitivamente compreender a essência do amor e que tenhamos um Ano Novo de muita Paz e de muito Bem. Um Ano Novo repleto da Graça de Deus e da Misericórdia. Que no Novo Ano lembremos sempre das palavras de Papa Francisco na Bula de Proclamação do ano da Misericórdia, o “Rosto da Misericórdia”.
Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado. (Misericordiae Vultus)
O Ano da Misericórdia iniciou no dia 08 Dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição e terminará na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, 20 de Novembro de 2016. Ano Santo extraordinário para viver, na existência de cada dia, a misericórdia. Vamos encarnar a sensibilidade de Jesus, e atender cada vez mais, as exigências de construção do Reino de Deus pela prática da justiça, do amor e da misericórdia. Vamos, em saída, curar as feridas. Assim como diz Papa Francisco.
Vamos partir em missão por causa das exigências do Reino: a prática da justiça, do amor e da misericórdia. Encarnando a sensibilidade de Jesus seremos levados a sentir as dores de seu povo. “Não tenhais medo”(Mt 14,22-33).Jesus confirma Sua Presença e a Sua Graça para que sejamos verdadeiros discípulos seguidores e Missionários de sua Palavra e de sua Esperança.
Queridos Irmãos e Queridas Irmãs, desejo um Santo Natal e um Novo Ano de Paz e de Bem!
Com minhas Bênçãos!
Dom José Ubiratan Lopes, OFMCap